Aqui voce encontrara informações uteis e resumidas sobre esse odu, como: Signo do odu, caida nos buzios, oriki(reza), itan(lenda) e ebó simples.
imagem signo >>>
Bons estudos! Ire oooo Axe ooo!
Formaçao: 5 (cinco) búzios abertos
Palavras chave básicas:
Ofensa, trabalho, necessidade, miséria, luta, oratória, início de empresa.
Orisas que geralmente sao correspondentes: Orisás Nagô: OSUN, OBATALÁ, OMOLU, LOGUN-EDÉ, YEMONJÁ e AJÊ.
Elemento:
OSÊ MEJI é composto pelos elementos AR, o que representa uma dispersão súbita, a impotência diante de um obstáculo e o surgimento de outros obstáculos.
Correspondência com carta do tarot:
N° 16 do Tarot (a “TORRE”) .
Cor relacionada:
Suas cores são irisadas, matizadas, insípidas. Não tem preferência por nenhuma cor específica, mas exige que lhe seja apresentadas três cores diferentes e reunidas, não importando quais sejam elas.
Genero:
OSÊ é um ODÚ masculino, representado esotericamente por
uma lua crescente com as pontas viradas para baixo. O signo tem
realmente o poder de partir em dois o objeto que desejar..
Complementos:
OSÊ MEJI prenuncia a diminuição das energias físicas, o que
predispõe o organismo, enfraquecido e sem defesas, a qualquer tipo de
doença, principalmente aquelas que se situam na cavidade abdominal.
Fala muito de perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Através deste ODÚ, OSUN costuma comunicar-se para avisar que
o consulente é seu filho..
Ordem de chegada na terra (Àiyé):
Corresponde ao 15 na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde
é conhecido pelo mesmo nome.
Conselhos gerais para interprete de ifa:
É um ODÚ de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a
defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina o fim de
sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos. O
consulente terá possibilidades de se envolver com grandes
personalidades. É, ainda, uma pessoa envolvido em mistérios. Indica
mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no
A) - Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obís, cinco folhas de akokô, uma
cabaça e areia de rio.
Orisas que geralmente sao correspondentes: Orisás Nagô: OSUN, OBATALÁ, OMOLU, LOGUN-EDÉ, YEMONJÁ e AJÊ.
Quando em IRÊ (positivo)
OSÊ pode indicar: recuperação de coisas perdidas, enriquecimento súbito, cura de uma doença, capacidade e engenhosidade, intuição que deve ser seguida, boa inspiração.
OSÊ pode indicar: recuperação de coisas perdidas, enriquecimento súbito, cura de uma doença, capacidade e engenhosidade, intuição que deve ser seguida, boa inspiração.
Em ÍBÍ/Osogbô (negativo)
Conselho geral deste odu:
OSÊ MEJI comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, mal cheiroso, decomposto, putrefato. Todas as articulações e juntas provêm deste ODÚ e ele representa inúmeras doenças, notadamente os obsessos. Ele é a própria representação de SAKPATÁ (a varíola), e está intimamente ligado às “KENNESIS”, tratando-se, portanto, de um ODÚ muito
perigoso.
Exige sempre em seus sacrifícios dezesseis unidades de cada objeto ou
animal a ser oferecido da mesma forma que ÒFÚN MEJI. Apesar de
ser um signo de péssimos augúrios, é, por vezes, portador de riquezas
e longevidade.
Seu nome não deve jamais ser pronunciado junto com IRETÊ
MEJI, dado a grande carga de negatividade de que ambos são
Arquétipo:
Quem possui esse ODÚ, ou é regido duplamente com ele ou seja as vezes parecem pessoas bipolares, possui poderes para feitiçarias, e, são as vezes imunes a feitiço, mas não quer dizer que não possa levar uma balançada..
Este ODÚ indica: perdas de todos os tipos, desperdícios, evasão de energias físicas, falsidade, cirurgia e doenças, principalmente na barriga, morte ocasionada por enfermidade, traição, prantos.
Conselho geral deste odu:
OSÊ MEJI comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, mal cheiroso, decomposto, putrefato. Todas as articulações e juntas provêm deste ODÚ e ele representa inúmeras doenças, notadamente os obsessos. Ele é a própria representação de SAKPATÁ (a varíola), e está intimamente ligado às “KENNESIS”, tratando-se, portanto, de um ODÚ muito
perigoso.
Exige sempre em seus sacrifícios dezesseis unidades de cada objeto ou
animal a ser oferecido da mesma forma que ÒFÚN MEJI. Apesar de
ser um signo de péssimos augúrios, é, por vezes, portador de riquezas
e longevidade.
Seu nome não deve jamais ser pronunciado junto com IRETÊ
MEJI, dado a grande carga de negatividade de que ambos são
portadores..
Quem possui esse ODÚ, ou é regido duplamente com ele ou seja as vezes parecem pessoas bipolares, possui poderes para feitiçarias, e, são as vezes imunes a feitiço, mas não quer dizer que não possa levar uma balançada..
Elemento:
Correspondência com carta do tarot:
N° 16 do Tarot (a “TORRE”) .
Cor relacionada:
Suas cores são irisadas, matizadas, insípidas. Não tem preferência por nenhuma cor específica, mas exige que lhe seja apresentadas três cores diferentes e reunidas, não importando quais sejam elas.
Genero:
OSÊ é um ODÚ masculino, representado esotericamente por
uma lua crescente com as pontas viradas para baixo. O signo tem
realmente o poder de partir em dois o objeto que desejar..
Complementos:
OSÊ MEJI prenuncia a diminuição das energias físicas, o que
predispõe o organismo, enfraquecido e sem defesas, a qualquer tipo de
doença, principalmente aquelas que se situam na cavidade abdominal.
Fala muito de perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Através deste ODÚ, OSUN costuma comunicar-se para avisar que
o consulente é seu filho..
Ordem de chegada na terra (Àiyé):
Corresponde ao 15 na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde
é conhecido pelo mesmo nome.
Conselhos gerais para interprete de ifa:
defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina o fim de
sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos. O
consulente terá possibilidades de se envolver com grandes
personalidades. É, ainda, uma pessoa envolvido em mistérios. Indica
mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no
A) - Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obís, cinco folhas de akokô, uma
cabaça e areia de rio.
Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro.
Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia. Passam-se os demais ingredientes e vai-se arrumando em volta do peixe, dentro da cabaça.
(Os ovos são crus e não podem ser quebrados).
Tampa-se a cabaça com sua parte superior e embrulha-se com um pano colorido. Pendura-se o embrulho no galho de uma árvore na beira de um rio.
Indicação de locais para despacho de ebós:
A beira de rios.
Considerações sobre o ebó:
Os filhos de OSÊ MEJI não podem comer OBÍ de mais de dois gomos
(só é permitido o de dois gomos e o BANJÁ, que, por sua dureza, não
pode ser aberto com as mãos). Também devem ser observadas todas
as imposições impostas a SAKPATÁ.
IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)
Òshè o!
Oshégun, mo be yin
Ki e fun mi ni agbara,
Ki nsegun awon ota mi loni,
Ati ni gbogbo ojo aye mi,
Ki e maa bami fi ishe
She gbogbo awon eniti,
Nwa ifarapa ati beebee fun mim,
Ki e jeki ngbo,
Ki nto ki npa ewu sehin.
Òshè-Meji o!
Ashé. Ire oooo!
Tradução
Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Oshègun, vitorioso, eu imploro a você,
Que me dê a sua força.
Que eu vença meus inimigos, hoje e todos os dias da minha vida,
Que todos me ajudem e trabalhem ao meu favor.
Afaste aqueles que querem me ver na pobreza
Faça todos os tipos de maravilhas para mim.
Permita-me ter longa vida e ver meu cabelo ficar totalmente branco.
Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Ashé o! Ire oooo!
B) EBÓ: 5 bolas de farinha, 5 bolas de arroz, 5 ovos, 5 moedas, 5 velas acesas, morim branco ao redor. Entregar no pé de uma jaqueira. Tudo deverá ser tocado no peito do cliente e só poderá ser feito ao amanhecer ou entardecer. (é este, também, um agrado às IYÁMÍ)
Indicação de locais para despacho de ebós:
A beira de rios.
Considerações sobre o ebó:
Os filhos de OSÊ MEJI não podem comer OBÍ de mais de dois gomos
(só é permitido o de dois gomos e o BANJÁ, que, por sua dureza, não
pode ser aberto com as mãos). Também devem ser observadas todas
as imposições impostas a SAKPATÁ.
IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)
ITAN do ODÙ OSHE Meji: Uma das lendas desse Odu
Oshégun, mo be yin
Ki e fun mi ni agbara,
Ki nsegun awon ota mi loni,
Ati ni gbogbo ojo aye mi,
Ki e maa bami fi ishe
She gbogbo awon eniti,
Nwa ifarapa ati beebee fun mim,
Ki e jeki ngbo,
Ki nto ki npa ewu sehin.
Òshè-Meji o!
Ashé. Ire oooo!
Tradução
Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Oshègun, vitorioso, eu imploro a você,
Que me dê a sua força.
Que eu vença meus inimigos, hoje e todos os dias da minha vida,
Que todos me ajudem e trabalhem ao meu favor.
Afaste aqueles que querem me ver na pobreza
Faça todos os tipos de maravilhas para mim.
Permita-me ter longa vida e ver meu cabelo ficar totalmente branco.
Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Ashé o! Ire oooo!
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Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida
O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor a fazer!
Axé Olodunmare Asé orunmila Asé Obatàlá Asé Esú Asé todos Orixá
#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa
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SITES REFERENCIAS
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