domingo, 21 de fevereiro de 2021

5 – Odú Oshê mèjì

   Aqui voce encontrara informações uteis e resumidas sobre esse odu, como: Signo do odu, caida nos buzios, oriki(reza), itan(lenda) e ebó simples.


imagem signo >>>

Bons estudos! Ire oooo Axe ooo! 

5 –Odú oshe mèjì ou (Oxê Meji, Osê Meji em outras famílias)

Formaçao: 5 (cinco) búzios abertos

Palavras chave básicas: 

Ofensa, trabalho, necessidade, miséria, luta, oratória, início de empresa.

Orisas que geralmente sao correspondentes: Orisás Nagô: OSUN, OBATALÁ, OMOLU, LOGUN-EDÉ, YEMONJÁ e AJÊ.

Quando em IRÊ (positivo)

OSÊ pode indicar: recuperação de coisas perdidas, enriquecimento súbito, cura de uma doença, capacidade e engenhosidade, intuição que deve ser seguida, boa inspiração.

Em ÍBÍ/Osogbô (negativo)

Este ODÚ indica: perdas de todos os tipos, desperdícios, evasão de energias físicas, falsidade, cirurgia e doenças, principalmente na barriga, morte ocasionada por enfermidade, traição, prantos.

Conselho geral deste odu:

OSÊ MEJI comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, mal cheiroso, decomposto, putrefato. Todas as articulações e juntas provêm deste ODÚ e ele representa inúmeras doenças, notadamente os obsessos. Ele é a própria representação de SAKPATÁ (a varíola), e está intimamente ligado às “KENNESIS”, tratando-se, portanto, de um ODÚ muito
perigoso.
Exige sempre em seus sacrifícios dezesseis unidades de cada objeto ou
animal a ser oferecido da mesma forma que ÒFÚN MEJI. Apesar de
ser um signo de péssimos augúrios, é, por vezes, portador de riquezas
e longevidade.
Seu nome não deve jamais ser pronunciado junto com IRETÊ
MEJI, dado a grande carga de negatividade de que ambos são
portadores..

Arquétipo:

Quem possui esse ODÚ, ou é regido duplamente com ele ou seja as vezes parecem pessoas bipolares, possui poderes para feitiçarias, e, são as vezes imunes a feitiço, mas não quer dizer que não possa levar uma balançada..

Elemento: 

OSÊ MEJI é composto pelos elementos AR, o que representa uma dispersão súbita, a impotência diante de um obstáculo e o surgimento de outros obstáculos. 

Correspondência com carta do tarot:

N° 16 do Tarot (a “TORRE”) .

Cor relacionada:

Suas cores são irisadas, matizadas, insípidas. Não tem preferência por nenhuma cor específica, mas exige que lhe seja apresentadas três cores diferentes e reunidas, não importando quais sejam elas. 

Genero:

OSÊ é um ODÚ masculino, representado esotericamente por
uma lua crescente com as pontas viradas para baixo. O signo tem
realmente o poder de partir em dois o objeto que desejar..

Complementos:

OSÊ MEJI prenuncia a diminuição das energias físicas, o que
predispõe o organismo, enfraquecido e sem defesas, a qualquer tipo de
doença, principalmente aquelas que se situam na cavidade abdominal.
Fala muito de perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Através deste ODÚ, OSUN costuma comunicar-se para avisar que
o consulente é seu filho..

Ordem de chegada na terra (Àiyé):

Corresponde ao 15 na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde
é conhecido pelo mesmo nome.

Conselhos gerais para interprete de ifa:

É um ODÚ de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a
defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina o fim de
sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos. O
consulente terá possibilidades de se envolver com grandes
personalidades. É, ainda, uma pessoa envolvido em mistérios. Indica
mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no
trabalho.


<<< imagem cauri

Ebós mais comuns: EBÓ DE OXE MEJI

A) - Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obís, cinco folhas de akokô, uma
cabaça e areia de rio. 
Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. 
Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia. Passam-se os demais ingredientes e vai-se arrumando em volta do peixe, dentro da cabaça. 
(Os ovos são crus e não podem ser quebrados). 
Tampa-se a cabaça com sua parte superior e embrulha-se com um pano colorido. Pendura-se o embrulho no galho de uma árvore na beira de um rio.

B) EBÓ: 5 bolas de farinha, 5 bolas de arroz, 5 ovos, 5 moedas, 5 velas acesas, morim branco ao redor. Entregar no pé de uma jaqueira. Tudo deverá ser tocado no peito do cliente e só poderá ser feito ao amanhecer ou entardecer. (é este, também, um agrado às IYÁMÍ)

Indicação de locais para despacho de ebós:

A beira de rios.

Considerações sobre o ebó:

Os filhos de OSÊ MEJI não podem comer OBÍ de mais de dois gomos
(só é permitido o de dois gomos e o BANJÁ, que, por sua dureza, não
pode ser aberto com as mãos). Também devem ser observadas todas
as imposições impostas a SAKPATÁ.

IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)



imagem ifa


ITAN do ODÙ OSHE Meji:  Uma das lendas desse Odu

Sangô e Efon entraram em atrito pelo amor de uma mulher muito bela, filha de Apako.

Por determinação da mulher, os pretendentes deveriam combater entre si e no fim de dezesseis dias, ela resolveria qual dos dois seria considerado vencedor, conquistando assim o direito de desposá-la. Efon armou-se de um poderoso par de chifres e dirigindo-se ao campo de luta, atacou furiosamente a Shangô que surpreso, bateu em retirada, indo refugiar-se, com a ajuda de uma corda, em sua morada no Orun.

Naquele tempo, Shangô era ainda muito jovem e inexperiente, mas aconselhado por Elegbara, consultou Orunmilá para saber de que forma poderia vencer a disputa pela mulher amada. Na consulta surgiu Oshe Meji, que prescreveu um sacrifício com dezesseis pedrinhas, dezesseis kobo (*), um par de chifres de búfalo, dois galos e dois pombos, além de tudo o que se oferece normalmente a Exú.

Enquanto isso, os adversários de Shangô espalhava na Terra, o boato de que ele era um grande covarde, que havia fugido de Efon sem opor a menor resistência.

Sangô, com a ajuda de alguns amigos tratou logo de oferecer o sacrifício e imediatamente depois começou a trovejar.

No meio da tempestade, surgiu Shangô e a cada brado que emitia, numeroso raios saiam de sua boca numa demonstração de seu poder incontestável.

Diante de tão assustadora visão, Efon depôs suas armas e curvando-se, submeteu-se ao poder do Orixá, suplicando piedade.

Shangô perdoou-o e fez com que todos reconhecessem, a partir de então que o seu poder estava no Orun.

E o vencedor levou consigo a bela mulher, objetivo de toda a disputa.

(*) moeda Nigeriana que corresponde a uma décima parte da Naira. No Brasil, o Kobo pode ser substituído nos ebó, pelo vintém.


Oriki ...:

Òshè o!
Oshégun, mo be yin
Ki e fun mi ni agbara,
Ki nsegun awon ota mi loni,
Ati ni gbogbo ojo aye mi,
Ki e maa bami fi ishe
She gbogbo awon eniti,
Nwa ifarapa ati beebee fun mim,
Ki e jeki ngbo,
Ki nto ki npa ewu sehin.
Òshè-Meji o!
Ashé. Ire oooo!

Tradução

Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Oshègun, vitorioso, eu imploro a você,
Que me dê a sua força.
Que eu vença meus inimigos, hoje e todos os dias da minha vida,
Que todos me ajudem e trabalhem ao meu favor.
Afaste aqueles que querem me ver na pobreza
Faça todos os tipos de maravilhas para mim.
Permita-me ter longa vida e ver meu cabelo ficar totalmente branco.
Òshè-Meji que cria abundância através da Oração.
Ashé o! Ire oooo!


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Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida 

O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor  a fazer!

Axé Olodunmare        Asé orunmila           Asé Obatàlá         Asé Esú       Asé todos Orixá

#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa

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8 – Odú EJIOGBÊ mèjì

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