Aqui voce encontrara informações uteis e resumidas sobre esse odu, como: Signo do odu, caida nos buzios, oriki(reza), itan(lenda) e ebó simples.
O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade!Bons estudos! Ire oooo Axe ooo!
Formaçao: 1 (um) búzio aberto
Palavras chave básicas: movimento, alvoroço, negatividade, dinheiro rápido.
Orisas que geralmente sao correspondentes:
Esu, Sango, oya e ogun, Egun (geralmente, os eguns que se comunicam por esse ODÚ são ancestrais consangüíneos do consulente.
Quando em IRÊ (positivo)
Pode indicar vocação religiosa, solução de problemas, nascimento de uma criança ou gemeos, sexualidade, progresso ou enriquecimento repentino.
Em ÍBÍ/Osogbô (negativo)
Pode indicar fanatismo religioso, injustiças, ingratidão, abandono, sofrimento,
perigo iminente, inimigos ocultos, coisas negativas em todos os sentidos, roubo, prisão, ruína, perdas em geral.
Conselho geral deste odu:
Quando o odu ficar aparecendo no jogo constantemente entende essa ideia abaixo
1ª caída = avisando - 2ª caída = ameaçando - 3ª caída = castigando
Arquétipo:
As pessoas regidas (descoberta feita atravez de iniciações) por esse ODÚ, geralmente são inquietas, independentes, desconfiados e tristes. quase sempre não recebem qualquer reconhecimento por parte de seus semelhantes.
Quanto à personalidade das pessoas regidas por esse ODÚ considerando o que foi dito acima!
As vezes podem ser consideradas de mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida,
procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provoca intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa.
Em suma se a pessoa estiver realmente passando por um grande desequilibrio, ela pode ser altamente problemática.
Elemento:
Predominância (terra) o que significa a sensação de sufoco,
vácuo.
Correspondência com carta do tarot:
A carta 18 do taro (a “LUA”)
Cor relacionada:
Suas cores são o vermelho, negro, o branco e o azul.
Genero:
É um ODU feminino, e
representado esotericamente por dois perfis humanos numa referência aos orisás gêmeos IBEYJI).
OKÀRÁN MEJI é o chefe dos gêmeos e simboliza o mistério que
envolve sua existência segundo os ensinamentos de ORÙNMILÁ, todos os
gêmeos são gerados neste signo e dependem dele e da sua influência.
Complementos:
A fala humana foi introduzida por este ODÚ e com ela todos os
idiomas existentes.
Ordem de chegada na terra (Àiyé):
Nº 8 na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde é conhecido com o
mesmo nome.
Conselhos gerais para interprete de ifa:
Quando OKÀRÁN se apresenta no jogo, o babalawo se levanta e manda despachar a rua com uma quartinha
ÈSÚ adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões,inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio.
Adverte também que está sujeito a prisão, acidentes, feitiços, com os caminhos fechados.
O cliente sente dificuldade em realizar seus negócios por conta de inimigos ou pessoas invejosas!
Quando este signo sair no jogo, deverá ser despachada a porta,
com uma quartinha usada para esse fim.
Para retirar as perturbações e para que ÈSÚ trabalhe em sua defesa, é pessoa deverá passar imediatamente por um ebó.
Ebós mais comuns:
a) 1 vela, 1 garrafa de cachaça, farofa de 4 tipos (cachaça, água,
mel e dendê), ! ovo, 1 bolo de farinha, efun, pipoca, 1 charuto, 1
rosa vermelha, frango ou galinha, fósforo, pano branco, linha
branca, 1 acaçá branco, acarajé. Passar tudo no cliente e
despachar onde a caída indicar (encruzilhada, mato ou água)
b) Um galo, farofa de dendê, 1 folha de mamona, pano preto, pano
branco, 7 ovos, 7 velas, 7 bolas pequenas de farinha com água.
Sacrifica-se o bicho para ÈSÚ, abrindo-se pelas costas , colocando
tudo dentro e depois enrolar no panos. Despachar no local
segundo a caída.
OBS. : Nos Ebós de Èsú (por OKÀRÁN), não deve faltar um bife sem osso.
Em alguns casos deverá levar um faquinha com cabo de madeira, 1
prego (de cumeeira), 1 bala de revólver (de qualquer calibre), que
deverão ser sempre enterrados, de cabeça para baixo, nos ebós (o qual
é entregue no alguidar).
c) 7 folhas de mamona com os talos, 4 tipos de farofa (dendê, mel,
água e aguardente), 1 metro de morim preto, 1 metro de morim
branco, 1 metro de morim vermelho, 7 velas e 1 frango. Passar
os morins no cliente e arrumar no chão em volta do cliente,
formando uma ferradura. Pegar as folhas e “bater” no cliente.
Depois arriar essas folhas no chão, por cima dos morins.
Ascender as velas e passar o frango no cliente. Abrí-lo pelas
costas e dividir em 7 pedaços, colocando um sobre cada folha de
mamona. Ebó para abrir caminhos. Deve ser passado conforme o
local determinado pela caída.
Indicação de locais para despacho de ebós:
Quando esse ODÚ se apresenta, os caminhos de entrega são determinados por onde a caída estiver determinada:
1ª caída = encruzilhada
2ª caída = beira d’água
3ª caída = estrada ou mata
Considerações sobre o ebó:
O presente deverá ser entregue(despachado) em lugar alto, encruzilhada
Era um pobre peregrino que vivia migrando. Permanecia em diversos lugares, mas, depois de fazer as plantações, mandavam embora, ficando os donos das terras com tudo o que ele tinha feito.
Por conselho de alguém, esse homem foi um dia a casa de um oluô, que lhe indicou um ebó (oferenda). tendo tudo preparado, partiu o homem para a grande mata fronteiriça e, lá chegando deu início ao serviço.
Mais tarde, ouvindo um barulho naquele lugar tão impenetrável, assustou-se. Era ogum, o dono dessa mata misteriosa. Chegando perto, ficou ogum espreitando o estranho, até que este, muito amedrontado, implorou misericórdia, perguntando a ogum se queria se servir de alguma coisa servida no ebó. Que falasse sem cerimônia, pois estava tudo a sua disposição.
Ogum aceitou tudo o que havia ali e ficou satisfeito. Perguntou, então, quem era tão perverso a ponto de mandar o peregrino para aquela paisagem impenetrável. O homem contou todos os percalços de sua vida.
Então, ogum, transfigurado, aterrorizante, bradou que ele pegasse o mariô e fosse marcar as casas dos seus amigos, pois ele, ogum, iria aquela cidade à noite destruir tudo o que lá se achasse. Iria arrasar todos os haveres lá existentes, até o solo.
Dito e feito…
Ogum acabou com tudo, exceto as casas e os lugares que tenha sido demarcados pelo homem com a colocação de mariô em cima das portas. Tudo o que havia de riqueza ali ogum deu para ele, tudo mesmo, conforme tinha prometido.
Oriki okaran:
Okan so so lo bi Aye
Lojo ti Aye ati orun, njija Ati pinya
Ebo ni won ni ki won se
Riru ebo ni gbeni
Airu ki gbeniyan .
Aru segun la n ba ni
Lese Obarisa.
Pode indicar vocação religiosa, solução de problemas, nascimento de uma criança ou gemeos, sexualidade, progresso ou enriquecimento repentino.
Em ÍBÍ/Osogbô (negativo)
Pode indicar fanatismo religioso, injustiças, ingratidão, abandono, sofrimento,
perigo iminente, inimigos ocultos, coisas negativas em todos os sentidos, roubo, prisão, ruína, perdas em geral.
Conselho geral deste odu:
Quando o odu ficar aparecendo no jogo constantemente entende essa ideia abaixo
1ª caída = avisando - 2ª caída = ameaçando - 3ª caída = castigando
Arquétipo:
As pessoas regidas (descoberta feita atravez de iniciações) por esse ODÚ, geralmente são inquietas, independentes, desconfiados e tristes. quase sempre não recebem qualquer reconhecimento por parte de seus semelhantes.
Quanto à personalidade das pessoas regidas por esse ODÚ considerando o que foi dito acima!
As vezes podem ser consideradas de mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida,
procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provoca intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa.
Em suma se a pessoa estiver realmente passando por um grande desequilibrio, ela pode ser altamente problemática.
Elemento:
Predominância (terra) o que significa a sensação de sufoco,
vácuo.
Correspondência com carta do tarot:
A carta 18 do taro (a “LUA”)
Cor relacionada:
Suas cores são o vermelho, negro, o branco e o azul.
Genero:
É um ODU feminino, e
representado esotericamente por dois perfis humanos numa referência aos orisás gêmeos IBEYJI).
OKÀRÁN MEJI é o chefe dos gêmeos e simboliza o mistério que
envolve sua existência segundo os ensinamentos de ORÙNMILÁ, todos os
gêmeos são gerados neste signo e dependem dele e da sua influência.
Complementos:
A fala humana foi introduzida por este ODÚ e com ela todos os
idiomas existentes.
Ordem de chegada na terra (Àiyé):
Nº 8 na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde é conhecido com o
mesmo nome.
Conselhos gerais para interprete de ifa:
Quando OKÀRÁN se apresenta no jogo, o babalawo se levanta e manda despachar a rua com uma quartinha
ÈSÚ adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões,inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio.
Adverte também que está sujeito a prisão, acidentes, feitiços, com os caminhos fechados.
O cliente sente dificuldade em realizar seus negócios por conta de inimigos ou pessoas invejosas!
Quando este signo sair no jogo, deverá ser despachada a porta,
com uma quartinha usada para esse fim.
Para retirar as perturbações e para que ÈSÚ trabalhe em sua defesa, é pessoa deverá passar imediatamente por um ebó.
Ebós mais comuns:
a) 1 vela, 1 garrafa de cachaça, farofa de 4 tipos (cachaça, água,
mel e dendê), ! ovo, 1 bolo de farinha, efun, pipoca, 1 charuto, 1
rosa vermelha, frango ou galinha, fósforo, pano branco, linha
branca, 1 acaçá branco, acarajé. Passar tudo no cliente e
despachar onde a caída indicar (encruzilhada, mato ou água)
b) Um galo, farofa de dendê, 1 folha de mamona, pano preto, pano
branco, 7 ovos, 7 velas, 7 bolas pequenas de farinha com água.
Sacrifica-se o bicho para ÈSÚ, abrindo-se pelas costas , colocando
tudo dentro e depois enrolar no panos. Despachar no local
segundo a caída.
OBS. : Nos Ebós de Èsú (por OKÀRÁN), não deve faltar um bife sem osso.
Em alguns casos deverá levar um faquinha com cabo de madeira, 1
prego (de cumeeira), 1 bala de revólver (de qualquer calibre), que
deverão ser sempre enterrados, de cabeça para baixo, nos ebós (o qual
é entregue no alguidar).
c) 7 folhas de mamona com os talos, 4 tipos de farofa (dendê, mel,
água e aguardente), 1 metro de morim preto, 1 metro de morim
branco, 1 metro de morim vermelho, 7 velas e 1 frango. Passar
os morins no cliente e arrumar no chão em volta do cliente,
formando uma ferradura. Pegar as folhas e “bater” no cliente.
Depois arriar essas folhas no chão, por cima dos morins.
Ascender as velas e passar o frango no cliente. Abrí-lo pelas
costas e dividir em 7 pedaços, colocando um sobre cada folha de
mamona. Ebó para abrir caminhos. Deve ser passado conforme o
local determinado pela caída.
Indicação de locais para despacho de ebós:
Quando esse ODÚ se apresenta, os caminhos de entrega são determinados por onde a caída estiver determinada:
1ª caída = encruzilhada
2ª caída = beira d’água
3ª caída = estrada ou mata
Considerações sobre o ebó:
O presente deverá ser entregue(despachado) em lugar alto, encruzilhada
aberta do lado esquerdo, fazer ORIKÍ de ÈSÚ.
Após o ebó, dar um banho de folhas frescas no cliente.
Após esse ebó deverá ser dada comida ao ORISÁ OGUN.
Os ebós de ODÚ serão passados no cliente mediante consulta a ORÙNMILÁ. Caso não seja permitido, perguntar qual o novo caminho: Se é de EBÓ ÈSÚ, EBÓ EGUN ou EBÓ IKÚ(afastar a morte).
IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)
Após esse ebó deverá ser dada comida ao ORISÁ OGUN.
Os ebós de ODÚ serão passados no cliente mediante consulta a ORÙNMILÁ. Caso não seja permitido, perguntar qual o novo caminho: Se é de EBÓ ÈSÚ, EBÓ EGUN ou EBÓ IKÚ(afastar a morte).
IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)
ITAN do ODÙ OKANRAN: Uma das lendas desse Odu
Era um pobre peregrino que vivia migrando. Permanecia em diversos lugares, mas, depois de fazer as plantações, mandavam embora, ficando os donos das terras com tudo o que ele tinha feito.
Por conselho de alguém, esse homem foi um dia a casa de um oluô, que lhe indicou um ebó (oferenda). tendo tudo preparado, partiu o homem para a grande mata fronteiriça e, lá chegando deu início ao serviço.
Mais tarde, ouvindo um barulho naquele lugar tão impenetrável, assustou-se. Era ogum, o dono dessa mata misteriosa. Chegando perto, ficou ogum espreitando o estranho, até que este, muito amedrontado, implorou misericórdia, perguntando a ogum se queria se servir de alguma coisa servida no ebó. Que falasse sem cerimônia, pois estava tudo a sua disposição.
Ogum aceitou tudo o que havia ali e ficou satisfeito. Perguntou, então, quem era tão perverso a ponto de mandar o peregrino para aquela paisagem impenetrável. O homem contou todos os percalços de sua vida.
Então, ogum, transfigurado, aterrorizante, bradou que ele pegasse o mariô e fosse marcar as casas dos seus amigos, pois ele, ogum, iria aquela cidade à noite destruir tudo o que lá se achasse. Iria arrasar todos os haveres lá existentes, até o solo.
Dito e feito…
Ogum acabou com tudo, exceto as casas e os lugares que tenha sido demarcados pelo homem com a colocação de mariô em cima das portas. Tudo o que havia de riqueza ali ogum deu para ele, tudo mesmo, conforme tinha prometido.
Oriki okaran:
Okan so so lo bi Aye
Lojo ti Aye ati orun, njija Ati pinya
Ebo ni won ni ki won se
Riru ebo ni gbeni
Airu ki gbeniyan .
Aru segun la n ba ni
Lese Obarisa.
Tradução:
O coração diz que é como a Terra
No Dia da Terra e do Céu
Apenas um criou o mundo.
No dia em que os céus e a terra,
Estávamos lutando para se separar.
Eles foram convidados a fazer divinação,
Foram separados
O sacrifício deveria ser feito
O sacrifício é ótimo
Fazer o sacrifício é favorável, não fazer um sacrifício não traz favor,
Ser vitorioso após um sacrifício é o que encontramos aos pés de Obarisa (obatala)
Nós estamos ganhando.
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Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida
O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor a fazer!
Axé Olodunmare Asé orunmila Asé Obatàlá Asé Esú Asé todos Orixá
#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa
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SITES REFERENCIAS
muito legal
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