terça-feira, 8 de dezembro de 2020

2 – Odú Ejioko mèjì

 Aqui voce encontrara informações uteis e resumidas sobre esse odu, como: Signo do odu, caida nos buzios, oriki(reza), itan(lenda) e ebó simples.





Bons estudos! Ire oooo Axe ooo! 

1 – ODÚ Ejioko Meji ou (Oyeku, em algumas famílias)

Formaçao: 2 (dois) búzios abertos

Palavras chave básicas: Encontro de dois, casamento ou convivência conjugal, felicidade inesperada, sucesso de empresa

Orisas que geralmente sao correspondentes:

Egbé orun, OMOLÚ, OSUMARÊ, OGUN, SANGÔ, ODÚDUWA, NANÃ, IBEYJI. 

Quando em IRÊ (positivo)

Pode indicar atitudes puras e inocentes. Revela sensibilidade artística, dignidade, evolução material e espiritual, conquista de posições elevadas, vitórias, honrarias, encontro
de dois corações, casamento, convivência (relacionamento) sexual, realizaçao.

Em ÍBÍ/Osogbô (negativo)

Pode indicar possibilidade de aborto ou parto prematuro, inveja de terceiros, atraso de vida por olho grande, trabalho de feitiçaria feito contra o consulente, melancolia, perdição por amor, separação da família (principalmente a mãe), frigidez nas mulheres,
impotência nos homens, inimigos ocultos..

Conselho geral deste odu:

Determina separação de mãe e filhos e muita tristeza por causa disto. Indica que a mulher trai o marido. Aponta enfermidades e bruxarias por comida e/ou bebidas.

Sua árvore ritualística é o cedro, sendo o signo do tigre
enfurecido.

Arquétipo:

As pessoas regidas por esse ODÚ (descoberta feita atravez de iniciações), geralmente são muito alegres e felizes, possuem muita sorte, porém não chegam a ficar ricos, não são ambiciosos e procuram dividir tudo o que possuem. São muito confiantes, geniosos, prepotentes, exigentes e tentam sempre impor suas vontades. Dessa maneira adquirem constantemente inimigos declarados e ocultos, pois pessoas desse ODÚ são muito invejadas e vítimas de inimigos traiçoeiros, acarretando muitas demandas.

Para que possam ter sucesso deverão aprender a guardar
segredo de todas as suas verdadeiras intenções e se algo sair errado,
se tornam muito sofridas, quando algo não lhes sai como desejam, e,
aí, fazem mexericos e criam grandes confusões, mas como geralmente
possuem bom coração, logo se arrependem do que fizeram e procuram
contornar a situação criada por eles mesmos e tentam tudo para
reconquistar as amizades perdidas. Sofrem muito por doenças, amores
não correspondidos, enfim, a personalidade é bem instável.

Elemento: 

EJIÒKÔ é um ODÚ composto pelos elementos terra sobre ar. 

Correspondência com carta do tarot:

15 do Tarot (o “HIEROFANTE”)  = o Papa.

Cor relacionada:

Suas cores são todas aquelas derivadas do vermelho, aceitando também o negro e
tudo o que for estampado com estas duas cores. 

Genero:

É um ODÚ feminino, representado esotericamente por um feto dentro de um útero,
referência inequívoca à sua influência sobre o estado de gravidez.

Complementos:

Neste ODÚ por ordem de ÒFÚN MEJI foi criada a terra, e, por este
motivo, é um signo ligado à abundância e à riqueza. Foi este signo que
criou as montanhas e é também um dos ODÚ dos gêmeos HOHÔ (IBEYJI).

É um ODú ligado as “KENNESÍS”, espíritos feiticeiros do sexo
feminino. É muito temido pelas mulheres grávidas pelo seu poder de
provocar aborto e partos prematuros.

Ordem de chegada na terra (Àiyé):

Corresponde ao 12 na ordem de chegada do Sistema IFÁ, onde
é conhecido pelo nome de OTURUKPON ou Oyeku em algumas familias.

Conselhos gerais para interprete de ifa:

Sempre que este ODÚ surge numa consulta, o advinho deve
tocar o solo com a ponta dos dedos depois roçar, de leve, seu próprio
peito pronunciando “Lelo”, como forma de saudação.




Ebós mais comuns:

 Elementos principais desse ebó:

– 2 panelinhas de barro ou moringas; e muitos doces

Voce deve encher os recepientes com os doces e os brinquedos 
Por ser um ODÚ com características infantis os doces (como os que são feitos para
festas de aniversário), caruru, brinquedos, conchinhas, balas, enfim, tudo o que uma criança gostaria de receber.

OBS .: Os ebós de ODÚ serão passados no cliente mediante consulta a
ORÙNMILÁ. Caso não seja permitido, perguntar se deve ser feito sem passar no consulente mesmo.

Indicação de locais para despacho de ebós:

O ebó será entregue no mato ou pode ser também em jardins ou parques.

Considerações sobre o ebó:

Dar o presente(Oferenda) num jardim ou na entrada da mata, ao voltar,
dar bastante canjica nos pés de ÒSÀLÁ, com 22 acaçás em cima, jogar
OBÍ e ao dar ALÁFIA, comer um pedacinho e o restante colocar em
posição de ALÁFIA em cima da canjica..

IMPORTANTE: O que deve ficar bem claro é que não se despacha e nem assenta ODÚ :
apenas dá-se caminho à sua fase negativa. (fazer, tirar, dar ebó)




ITAN do ODÙ Ejioko Meji:  Uma das lendas desse Odu

Dizem as histórias que havia diversos príncipes que disputavam o poder. Também havia outros fidalgos oriundos de diversas cidades. Entre estes, havia tela-okô, que era desprovido de todos os meios de subsistência.
E lá um dia, enquanto roçava, bem no lugar onde havia colocado o ebó que ele tinha feito conforme a maneira decretada, tela-okô bateu com a enxada num forno enorme, que se abriu, causando-lhe grande espanto. Chamou os companheiros que estavam mais afastados, dizendo que tinha afundado no buraco da riqueza.
Mas, em seguida, tendo ele reconhecido ser deveras um verdadeiro tesouro da fortuna o que encontrara, mudou repentinamente, dizendo que o que tinha encontrado era apenas um buraco cheio de orobôs, e que estes eram tão alvos que pareciam tratar-se de moedas.
Claro que através deste caminho de odú, entende-se que jamais devemos revelar de onde provem nossas riquezas e não o tanto o que temos, afim de evitar invejosos, perseguidores e ladrões.
Ejiokô foi o segundo Odú a ser criado e tem como padroeiro MEJI OGUN, traz em sua influência meia personalidade de Okaran, pois foi ele quem veio ao Ayê acompanhando Oduduwá e os Irumalés.
Oduduwá, com medo de se perder no vazio que existia antes da formação da terra, pediu que Meji criasse dois elos: um para mantê-lo preso no Orun e outro para mantê-lo no recente Ayê - embora ja tivesse formado e o omolê já estivesse pisado - Oduduwá não sentia a segurança de pisá-lo, pois foi os dois elos criados por Meji que ligou e o mantém preso até os dias de hoje por uma corrente que normalmente encontra-se no assentamento desse Orixá.
Mas não é somente Meji que responde neste Odú, temos também Logun Edé, Obá, Ewá e Iemanjá
Conta um antigo Babalawô que se chamava Ojibeniji que Ogun, querendo ter o poder de ser invecível nas batalhas e nas lutas, fez uma oferenda para Ejiokô de dois galos de briga, duas adágas, dois elos de ferro e dois inhames akará. Ofertou tudo em uma mata que nenhum homem jamais havia penetrado. Neste local havia um senhor com roupas em farrapos e pediu a Ogun que lhe desse os akarás, pois estava faminto e já fazia sete dias que ele nao comia.
Ogun guerreiro louco dos músculos de aço - tinha água em casa, mas se lavava com sangue - aquele que não tinha piedade nem de si próprio, aquele que jamais poderia ser chamado em vão - pois ele se volta contra aquele que o chamou - aquele que mata o ladrão e o proprietário da coisa roubada. Sentiu-se penalizado perante o ebomi, pegou os akarás e deu para que o pobre homem comesse, entregou-lhe as adágas para que se defendesse, pegou os elos e também os entregou dizendo para que em qualquer momento que estivesse em perigo e sem defesa, batesse um elo no outro chamando por ele, que mesmo estando em qualquer lugar do mundo, viria lhe socorrer.
Esse senhor falou para Ogun;
- "Me chamo Ejiokô e foi a mim que vieste ofertar estas oferendas e seu bom coração lhe tornou invencível na guerra e ninguém poderá tirar sua vida a não ser você mesmo quando cansar de viver no Ayê. Devolvo suas adágas e lhe presentearei com o Isá Ogun e terás o nome que só seus filhos poderão lhe chamar:
OGUN MEJI ALODÊ IRÊ (Senhor das sete partes do Irê) ou também OGUN MEGÊ (Guerreiro que na guerra divide-se em sete).
- Em cada região conquistada, serás chamado por uma Sunda, que com o passar do tempo, se tornará um dos seus nomes.
- Quando armar-se para ir a guerra, lhe chamarão de IGBI MEJI (aquele que nasce e se transforma em dois - referência de Ogun e suas duas espadas-). Quando for trabalhar na forja, lhe chamarão de ALAGBEDE (O ferreiro).
- Quando for visitar seu pai, se vestirá de branco. Irá desarmado e lavará sua prefer^}encia gastronômica, o ajá e se sentará a mesa para degustar de sua iguaria junto a seu pai e seus irmãos, que lhe chamarão de uma forma íntima, de OGUN JE AJÁ (Ogun que come cachorro) e lhe saudarão com OGUN PATAKURI JESE JESE (Ogun cabeça importante de todos os Orixás).
- Quando for colher suas folhas junto com Ossaim, lhe chamarão OGUN ASO MARIWÔ (Ogun que veste a roupa de mariwô).
- Quando conquistar reinos que não lhe pertence, usará um capacete que se chamará AKORÔ (coroa de mariwô que somente os decendentes de Ogun poderão usar).
- Estará sempre a frente das batalhas, dos caminhos, dos palácios governamentais e palácios religiosos. Pois quando Ogun vai a guerra, não usa escudo porque sabe que é imortal. Por este motivo, não se pode fazer feitiço para os filhos de Ogun.
- E os galos comeremos juntos, pois toda vez que ofertarem a Ogun, terão que ofertar a Ejiokô também, porque Ogun e Ejiokô passarão a ser um só corpo e uma só cabeça que lutarão juntos nas guerras. Cada um representando uma espada e não tocarão em nada de Ogun sem antes pedir permissão a Ejiokô, senão será sentenciado por *Exu Olobé (guardião das ferramentas de Ogun)."
*Esse Exu é o representante de Ejiokô na Ayê, que come junto com Ogun para manter a ordem e o equilibrio do signo que dá destino ao caminho de todos os decendentes de Ogun até os dias atuais. Para utilizar o Abé, temos que pedir permissão a Exu Olobé, Ejiokô e Ogun, para que o sacrifício seja bem sucedido e a pessoa que ofertou ao Orixá consiga tudo que busca.
Perfil:
Seus filhos são geniosos e exigentes. Impõem a sua vontade, por isso também adquirem muitos inimigos. São alegres e felizes porém quando nada lhes sai a contento, tornam-se sofredores. Possuem muito bom coração. São corajosos, briguentos, possuem iniciativa própria, são ambiciosos.
oloje iku ike obarainan

Oriki Ejioco:

Bò baye mi ma kasó mi leri ma Wa bofa (3 x vezes ) 
Bò ba Iyami toma kásó mileri máwá bòfá Bo ba ro mi lorun tan matun tepa ileke woja  (3 x vezes ) 
Bò ba ro milórumtom mákunté ilekê odijá ò Afefé ki fe luji ko ma lé lo Aféfé ki ifé lokô má lè iló  (3 x vezes ) 
Oye meji, oye meji Oyé mejí, oyé mejí Iku ti nbe lona eye fawo Ikú tin bê lonã yék fáô Oye meji, oye meji Oyé mejí, oyé meji Arun ti nbe lonan eye fawo Arun tin bê lonan yék fáô.



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Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida 

O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor  a fazer!

Axé Olodunmare        Asé orunmila           Asé Obatàlá         Asé Esú       Asé todos Orixá

#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa

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SITES REFERENCIAS

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8 – Odú EJIOGBÊ mèjì

Aqui voce encontrara informações uteis e resumidas sobre esse odu, como: Signo do odu, caida nos buzios, oriki(reza), itan(lenda) e ebó simp...