Ẹbọ, sacrifício.
Ikú - Morte; àrùn - doença; Ofò - Perda; e Ẹ̀jọ́ - conflito.
O ẹbọ também tem finalidade atrativa, que é atrair as sortes existentes no mundo, que são muitas como:
Sempre que uma pessoa consulta Ifá (Ikin ou Ọ̀pẹ̀lẹ̀), ou Òrìṣà (Ẹ́ẹ̀ríndílógún - búzios) ele deve fazer ẹbọ para o Odù que surgiu na consulta, esse ritual se chama ẹbọ rírú que consiste na recitação de versos e orações cuja a finalidade é abrir um canal de comunicação com o objetivo de neutralizar os presságios negativos e atrair boa sorte.
Os Yorùbá dizem, o sacrifício é algo para celebrar não para lamentar.
Pois, é através dele que temos a possibilidade de melhorar a nossa caminhada no ayé(terra).
Trabalhei alguns anos com um sacerdote Yorùbá nativo, que sempre me disse: Ẹbọ é mais importante que todo ritual, pois, uma pessoa não é iniciada sem fazer ẹbọ e mesmo depois de iniciado todos continuam precisando de ẹbọ.
Ẹbọ é quem ajuda a resolver os problemas humanos.
Observo que as pessoas confundem ẹbọ com bibọ̀.
Bibọ̀ é alimentar Òrìṣà em um Ojúbọ (Igbá) assentamento.
O ẹbọ tem como objetivo neutralizar os ajogún (negatividades),
Sempre que fazemos ẹbọ, logo após alimentarmos alguns Òrìṣà que estão relacionados ao Odù que surgiu na consulta e é importante que o ritual seja feito completo, pois, como diz a orin: Èṣù gbè, Èṣù gbè o, ẹni ṣ'ẹbọ lóre o.
Exu apóia quem faz o ẹbọ bem feito (completo).
Tanto o sacerdote, quanto o devoto que fazem o ritual com cuidado e completo, são abençoados por Èṣù.
Ẹbọ abre os caminhos para que nossas orações cheguem ao Olódùmarè.
Ire o!
O ẹbọ também tem finalidade atrativa, que é atrair as sortes existentes no mundo, que são muitas como:
Sempre que uma pessoa consulta Ifá (Ikin ou Ọ̀pẹ̀lẹ̀), ou Òrìṣà (Ẹ́ẹ̀ríndílógún - búzios) ele deve fazer ẹbọ para o Odù que surgiu na consulta, esse ritual se chama ẹbọ rírú que consiste na recitação de versos e orações cuja a finalidade é abrir um canal de comunicação com o objetivo de neutralizar os presságios negativos e atrair boa sorte.
Os Yorùbá dizem, o sacrifício é algo para celebrar não para lamentar.
Pois, é através dele que temos a possibilidade de melhorar a nossa caminhada no ayé(terra).
Trabalhei alguns anos com um sacerdote Yorùbá nativo, que sempre me disse: Ẹbọ é mais importante que todo ritual, pois, uma pessoa não é iniciada sem fazer ẹbọ e mesmo depois de iniciado todos continuam precisando de ẹbọ.
Ẹbọ é quem ajuda a resolver os problemas humanos.
Observo que as pessoas confundem ẹbọ com bibọ̀.
Bibọ̀ é alimentar Òrìṣà em um Ojúbọ (Igbá) assentamento.
O ẹbọ tem como objetivo neutralizar os ajogún (negatividades),
já o bibọ̀ tem como objetivo atrair o àṣẹ (a força de um, ou mais Òrìṣà).
Sempre que fazemos ẹbọ, logo após alimentarmos alguns Òrìṣà que estão relacionados ao Odù que surgiu na consulta e é importante que o ritual seja feito completo, pois, como diz a orin: Èṣù gbè, Èṣù gbè o, ẹni ṣ'ẹbọ lóre o.
Exu apóia quem faz o ẹbọ bem feito (completo).
Tanto o sacerdote, quanto o devoto que fazem o ritual com cuidado e completo, são abençoados por Èṣù.
Ẹbọ abre os caminhos para que nossas orações cheguem ao Olódùmarè.
Ire o!
Fonte da postagem Autor: @Zarcel Carnielli. (Respeite o autor, plágio é crime)
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Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida
O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor a fazer!
Axé Olodunmare Asé orunmila Asé Obatàlá Asé Esú Asé todos Orixá
#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa
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SITES REFERENCIAS
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