Lembrando que o culto de orisá é muito extenso e as vezes dentro de cada familia que cultua o orisa existem pequenas ou grandes diferenças, voce imagina de um pais para outro! As informaçoes abaixo sao compiladas base na visao de varios e grandes pensadores!
Ò R Ì S À N L Á
Dentre todos os Òrìsà, Òòsààlà é aquele que detém um grande número de oríkì.
ALGUNS DESSES EPÍTETOS DE OBATALA/ÒÒSÀÀLÀ
OBÀTÁLÀ: Rei do Pano Branco, Òrìsà que usa o pano branco.
OBÀRÌSÀ: Rei e Òrìsà ou Rei dos Òrìsà.
ÒRÌSÀ OLÚFÓN = ÒSÀLÙFÓN: Òrìsà Senhor de Ifón, cidade onde o culto a Òòsààlà é muito forte, onde lhe foi dado o título de “Senhor de Ifón”.
OBÀLÚFÓN: Rei e Senhor de Ifón.
ÒRÌSÀ ÒGÌNYÓN = ÒSÒGÌNYÓN: O Òrìsà dos Inhames Novos. Título recebido por Òòsààlà, logo após a sua ressurreição, após os sete anos de sofrimento na prisão do Reino de Òyó, aonde veio a falecer por causa dos maus tratos a que fora submetido.
Alguns nomes ou Òríkì atribuídos a Òòsààlà, na realidade são nomes de outros Òrìsà funfun, que acabaram virando “qualidades” de Òòsààlà aqui no Brasil, mas não sao osala. Dentre eles:
AGEMO Representado pelo Camaleão, que também participa na lenda da criação do mundo. É tido como um dos filhos de Òòsààlà.
ODÙDUWÀ Também um Òrìsà funfun do mito da criação a respeito de quem, existem divergências quanto ao sexo em mitos diversos. Em uns é considerado como a parte feminina da cabaça da existência (Ìgbádù), noutros, é considerado como masculino, o irmão mais jovem de Òòsààlà que furtou o àpò ìwà, a bolsa que continha os elementos para a criação do mundo, assumindo o lugar deste executando o ritual da criação do Ayé. Noutros ainda, também considerado masculino, um grande guerreiro e conquistador de territórios.
OLÚOFIN Outro nome de Odùduwà.
RÒWÙ = ÒRÌSÀ ÒWÙ – Òrìsà do algodão, também considerado um dos filhos de Òòsààlà.
ÒRÌSÀ AGBOWUJÌ - ÒRÌSÀ WUJÌ - Òrìsà funfun de culto pouco conhecido.
ORÍ É considerado um Òrìsà funfun, o deus pessoal de cada pessoa; aquele que é o único que jamais abandona o seu devoto, mesmo após a morte, quando todos os demais Òrìsà deixam seus devotos e voltam às suas origens. Orí é o mais importante na escolha do destino de cada pessoa. Ele é quem regerá a vida de cada indivíduo no ayé.
ÒRÚNMÌLÀ Considerado um Òrìsà Òkè (Superior). É considerado o Òrìsà mais importante do panteão Yorùbá, abaixo apenas de Olódùmarè (o Deus Supremo). Tem o título de Eléèrí ìpín, a Testemunha da partilha (do destino de cada pessoa). Òrúnmìlà acredita-se, é o Òrìsà sabe tudo, o Òrìsà da sabedoria, o que estava presente antes da criação do ayé, durante a criação e está após a criação do ayé. É aquele que já sabe o que reserva um dia que começa, por isso, também é chamado de Olójóòní (o Senhor do dia). É a Ele, quem pedimos as bênçãos antes do novo dia raiar, para que Ele faça com que este dia seja bom para nós e que Ele mude tudo de mau que porventura esteja em nosso caminho. É um Òrìsà muito importante, como já disse, apenas abaixo de Deus; o que estranha, haverem pessoas “filhas de Òrúnmìlà (qualidade de Òòsààlà)”, tendo iniciação e tudo. Acho que é a presunção de querer “receber Deus” em sua cabeça.
ÒRÌSÀ ÒKÈ = BÀBÁ ÒKÈ - Outro Òrìsà funfun de culto praticamente perdido aqui, mas que em Àbéòkuta tem um templo em sua homenagem chamado Olúmo.
ESPOSAS DE ÒÒSÀÀLÀ
ARATUNMI, ÒSÚN. YEMÒWÒ. MOTAWEDE. ADUN
FILHOS DE ÒÒSÀÀLÀ
AGEMO. ÀRÀBÀ. ÈSÙ. IRÓKÒ. ÒGÁ. OMONÍJÍRE. RÒWÚ.
TIPOS DE COLARES (ÌLÈKÈ) USADOS POR ÒÒSÀÀLÀ
Segí funfun: Um tipo de sègí azul bem claro.
Sésé efun: Espécie de cal, barro bem claro.
Marfim: Objetos confeccionados das presas do elefante.
Estanho: Metal consagrado a Òòsààlà, por ser de cor clara.
Chumbo: Também utilizado nos apetrechos e adornos.
Prata: Metal nobre de cor clara, o favorito de Òòsààlà.
ALIMENTOS PREFERIDOS DE OBATALA/ÒÒSÀÀLÀ
Òrí: a manteiga vegetal
Èpò ègùnsì: manteiga feita com óleo das sementes do melão branco.
Obì ifin: uma espécie de Obì branco (verdadeiro).
Òtin sèkètè: aguardente feita de milho branco.
Ìgbín: caracol, o alimento preferido de Òòsààlà.
Eyelé: o pombo, que é consagrado a Òrúnmìlà.
Adìe funfun: aves brancas (galinhas).
Etù funfun: galinha d’angola branca.
Eja: peixes de escama, grandes. (Bàbá epeja).
Ewúré funfun: cabra branca.
Costuma-se oferecer animais fêmeas para Òòsààlà, porque dizem que o acalma, pois Ele é considerado um Òrìsà de grande poder de feitiço, assim, Ele é apaziguado. Também o mesmo, com relação a animais mochos (sem chifres) pelo mesmo motivo.
Oriki Obatala
Ò R Ì S À N L Á
Dentre todos os Òrìsà, Òòsààlà é aquele que detém um grande número de oríkì.
ALGUNS DESSES EPÍTETOS DE OBATALA/ÒÒSÀÀLÀ
OBÀTÁLÀ: Rei do Pano Branco, Òrìsà que usa o pano branco.
OBÀRÌSÀ: Rei e Òrìsà ou Rei dos Òrìsà.
ÒRÌSÀ OLÚFÓN = ÒSÀLÙFÓN: Òrìsà Senhor de Ifón, cidade onde o culto a Òòsààlà é muito forte, onde lhe foi dado o título de “Senhor de Ifón”.
OBÀLÚFÓN: Rei e Senhor de Ifón.
ÒRÌSÀ ÒGÌNYÓN = ÒSÒGÌNYÓN: O Òrìsà dos Inhames Novos. Título recebido por Òòsààlà, logo após a sua ressurreição, após os sete anos de sofrimento na prisão do Reino de Òyó, aonde veio a falecer por causa dos maus tratos a que fora submetido.
Alguns nomes ou Òríkì atribuídos a Òòsààlà, na realidade são nomes de outros Òrìsà funfun, que acabaram virando “qualidades” de Òòsààlà aqui no Brasil, mas não sao osala. Dentre eles:
AGEMO Representado pelo Camaleão, que também participa na lenda da criação do mundo. É tido como um dos filhos de Òòsààlà.
ODÙDUWÀ Também um Òrìsà funfun do mito da criação a respeito de quem, existem divergências quanto ao sexo em mitos diversos. Em uns é considerado como a parte feminina da cabaça da existência (Ìgbádù), noutros, é considerado como masculino, o irmão mais jovem de Òòsààlà que furtou o àpò ìwà, a bolsa que continha os elementos para a criação do mundo, assumindo o lugar deste executando o ritual da criação do Ayé. Noutros ainda, também considerado masculino, um grande guerreiro e conquistador de territórios.
OLÚOFIN Outro nome de Odùduwà.
RÒWÙ = ÒRÌSÀ ÒWÙ – Òrìsà do algodão, também considerado um dos filhos de Òòsààlà.
ÒRÌSÀ AGBOWUJÌ - ÒRÌSÀ WUJÌ - Òrìsà funfun de culto pouco conhecido.
ORÍ É considerado um Òrìsà funfun, o deus pessoal de cada pessoa; aquele que é o único que jamais abandona o seu devoto, mesmo após a morte, quando todos os demais Òrìsà deixam seus devotos e voltam às suas origens. Orí é o mais importante na escolha do destino de cada pessoa. Ele é quem regerá a vida de cada indivíduo no ayé.
ÒRÚNMÌLÀ Considerado um Òrìsà Òkè (Superior). É considerado o Òrìsà mais importante do panteão Yorùbá, abaixo apenas de Olódùmarè (o Deus Supremo). Tem o título de Eléèrí ìpín, a Testemunha da partilha (do destino de cada pessoa). Òrúnmìlà acredita-se, é o Òrìsà sabe tudo, o Òrìsà da sabedoria, o que estava presente antes da criação do ayé, durante a criação e está após a criação do ayé. É aquele que já sabe o que reserva um dia que começa, por isso, também é chamado de Olójóòní (o Senhor do dia). É a Ele, quem pedimos as bênçãos antes do novo dia raiar, para que Ele faça com que este dia seja bom para nós e que Ele mude tudo de mau que porventura esteja em nosso caminho. É um Òrìsà muito importante, como já disse, apenas abaixo de Deus; o que estranha, haverem pessoas “filhas de Òrúnmìlà (qualidade de Òòsààlà)”, tendo iniciação e tudo. Acho que é a presunção de querer “receber Deus” em sua cabeça.
ÒRÌSÀ ÒKÈ = BÀBÁ ÒKÈ - Outro Òrìsà funfun de culto praticamente perdido aqui, mas que em Àbéòkuta tem um templo em sua homenagem chamado Olúmo.
ESPOSAS DE ÒÒSÀÀLÀ
ARATUNMI, ÒSÚN. YEMÒWÒ. MOTAWEDE. ADUN
FILHOS DE ÒÒSÀÀLÀ
AGEMO. ÀRÀBÀ. ÈSÙ. IRÓKÒ. ÒGÁ. OMONÍJÍRE. RÒWÚ.
TIPOS DE COLARES (ÌLÈKÈ) USADOS POR ÒÒSÀÀLÀ
Segí funfun: Um tipo de sègí azul bem claro.
Sésé efun: Espécie de cal, barro bem claro.
Marfim: Objetos confeccionados das presas do elefante.
Estanho: Metal consagrado a Òòsààlà, por ser de cor clara.
Chumbo: Também utilizado nos apetrechos e adornos.
Prata: Metal nobre de cor clara, o favorito de Òòsààlà.
ALIMENTOS PREFERIDOS DE OBATALA/ÒÒSÀÀLÀ
Òrí: a manteiga vegetal
Èpò ègùnsì: manteiga feita com óleo das sementes do melão branco.
Obì ifin: uma espécie de Obì branco (verdadeiro).
Òtin sèkètè: aguardente feita de milho branco.
Ìgbín: caracol, o alimento preferido de Òòsààlà.
Eyelé: o pombo, que é consagrado a Òrúnmìlà.
Adìe funfun: aves brancas (galinhas).
Etù funfun: galinha d’angola branca.
Eja: peixes de escama, grandes. (Bàbá epeja).
Ewúré funfun: cabra branca.
Costuma-se oferecer animais fêmeas para Òòsààlà, porque dizem que o acalma, pois Ele é considerado um Òrìsà de grande poder de feitiço, assim, Ele é apaziguado. Também o mesmo, com relação a animais mochos (sem chifres) pelo mesmo motivo.
Oriki Obatala
Iba Òrìşà Nlá osere igbo, iku ike oro
Ababa je'gbin, a s'omo nike agbara, a wuwo bi erin, Oba pata pata ti nba won gb' ode iranje. Ase.
Tradução:
"Respeito pelo Espírito da Luz Branca, o mensageiro que traz bondade para a floresta e seu poder supera a morte.
Pai imortal que come caracóis, o filho mais velho, aquele que trouxe o mistério da visão mística, chefe de todas as coisas que existem no mundo. Assim seja"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Certamente, algumas das informações contidas aqui neste post, sim são partes de estudos pessoais e de pesquisas feitas em livros e na própria internet e logicamente com instruções de grandes mestres que tenho nesta vida
O intuito principal destas postagens é apenas para dar mais informações sobre alguns dos assuntos que já estao sendo abordados na Actualidade! Nao quero de modo algum ser o dono da verdade e nem recomendo que as coisas ensinadas aqui sejam feitas por pessoas leigas e acredito que procurar um especialista para ajudar voce seja o melhor a fazer!
Axé Olodunmare Asé orunmila Asé Obatàlá Asé Esú Asé todos Orixá
#henryifatola #iwureiseselagba #orisa #ifa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITES REFERENCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário